top of page

Regulamento

1. Apresentação

1.1. O concurso de fotografia, ilustração científica e arte gerada por I.A. é exclusivo para inscritos do VII Simpósio Internacional de Entomologia.

1.2.   As imagens deverão corresponder ao tema “insetos”.

2. Modalidades

MODALIDADES

Fotografia

Ilustração Científica

Arte Gerada por Inteligência Artificial

CATEGORIAS

Macro

Cenário

Tradicional

Digital

Categoria única

2.1 Fotografia: imagens capturadas por meio de câmeras fotográficas de qualquer dispositivo (smartphone, câmeras digitais, câmeras semiprofissionais e profissionais, etc.). As fotografias poderão abordar duas categorias: “macro” e “cenário”.

2.1.1. Na categoria “macro”, o foco da imagem estará na nitidez da textura e   morfologia do(s) indivíduo(s). 

         2.1.2. Na categoria “cenário”, o foco estará na pluralidade do ambiente. 

2.2 Ilustração científica: imagens criadas manualmente em papel ou software, incluindo desenhos, pinturas, entre outros. As ilustrações poderão ser tradicionais ou digitais.

2.2.1. Ilustrações tradicionais serão desenhadas à mão, com técnicas manuais, usando lápis, canetas, pincéis, etc.

2.2.2. Ilustrações digitais serão criadas com o uso de softwares de design gráfico ou de pintura digital, como o Adobe Illustrator ou o Photoshop. Mesas digitalizadoras são permitidas. 

2.3 Arte gerada por inteligência artificial: artes digitais geradas por meio de sites ou programas que utilizam tecnologia de i.a. para criarem imagens a partir de textos. Diferente das modalidades anteriores, nesta você não precisa ter habilidade visualmente técnicas e artísticas, apenas saber solicitar à máquina. A abstração e nonsense são permitidos, desde que esteja dentro do tema do concurso. Acesse o site para mais informações sobre esse tipo de imagem e como criá-las.

3. Imagens

3.1 As fotografias deverão ser digitais, no formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi e 8 megapixels (3264 x 2448 pixels). Tratamento digital das imagens são permitidos. 

3.2 As ilustrações tradicionais deverão ser feitas em papel A4, na orientação vertical ou horizontal. As ilustrações digitais deverão ser salvas no formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi e 12 megapixels (4080 x 3072 pixels). 

3.3 Artes geradas por I.A. deverão ser salvas no formato JPG. Não haverá padronização da resolução e qualidade, devido às limitações que o usuário pode ter por causa das ferramentas utilizadas. No entanto, recomendamos que a qualidade gerada seja a melhor possível para uma maior chance de seleção (ver item 5). 

 

4.  Submissão

4.1. Cada participante poderá submeter 1 (uma) imagem para cada categoria, totalizando 2 (duas) imagens para modalidade fotografia, 2 (duas) para ilustração e 1 (uma) para arte gerada por I.A.

4.2. O envio do arquivo deverá ser realizado através do formulário no site do evento, na aba “Concurso”. O nome do arquivo deverá ser “Número de inscrição no evento + categoria”, ex: “1234 Macro”. Um formulário deve ser preenchido para cada submissão. A ilustração tradicional será aceita na forma escaneada, com resolução mínima de 300 dpi, no entanto, a arte original deverá ser levada ao evento caso ela seja selecionada.

5.    Pré-seleção e exposição no evento

5.1 Imagens que não respeitarem os critérios dos itens anteriores e que violarem direitos autorais, serão desclassificadas. Recomendamos a verificação da imagem gerada por I.A. no google, para certificar que o resultado não se aproximou significativamente de alguma obra já existente ou violou direitos autorais. 

5.2 A Comissão Científica do evento irá selecionar 40 (quarenta) imagens finalistas, sendo 8 (oito) de cada categoria (número sujeito a alteração), para serem impressas e expostas em um painel durante o evento. Ilustrações tradicionais selecionadas terão suas versões originais expostas. 

 

6.   Avaliação / Votação

A avaliação será realizada com as imagens selecionadas, em três etapas, para as modalidades de fotografia e ilustração científica, e duas etapas para artes geradas por I.A.

6.1 Voto popular no dia do evento: Será através de voto impresso durante os dias do evento. Cada participante do evento poderá preencher um papel e colocar na urna, para cada categoria. Será contabilizado apenas um voto na mesma categoria, por cada número de inscrição. 

6.2 Voto popular no instagram: Será postado um “carrossel” de cada categoria, com as imagens finalistas, no instagram oficial do evento. Cada imagem terá um número, e a votação será através de comentários dos usuários, com o número da imagem que deseja votar. Será válido apenas um voto por perfil.

6.3 Voto por júri: A comissão do concurso de fotografia escalará profissionais para avaliação técnica.

6.4 A pontuação final de cada imagem será calculada com a soma da média da pontuação dos júris, mais a pontuação derivada do voto popular (sendo a imagem mais votada = 10 pontos, e menos votada = 1 ponto), mais a pontuação derivada do voto no instagram (sendo a imagem mais votada = 10 pontos, e menos votada = 1 ponto), dividido por 3.

Arte gerada por I.A. será exclusivamente por voto popular e do instagram. 

7.   Premiação 

Os primeiros e segundos colocados de cada categoria serão premiados. Os prêmios serão divulgados no site e nas redes sociais do evento.

 

8.   Autorização de uso de imagem

O participante deste concurso concorda em permitir o uso de imagem pelos organizadores desta edição do evento e pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia, da Universidade Federal de Viçosa, para divulgação ou publicação em redes sociais e acervo de material decorativo para exposições, sempre com a devida atribuição de crédito ao autor, sem necessidade de autorização prévia por escrito.

Bruno Franklin e Witallo Sousa

Comissão do concurso de fotografia, ilustração científica e arte gerada por inteligência artificial

bottom of page